Sintomas da gravidez

Postado por:

Os sintomas de gravidez diferem de mulher para mulher e de gravidez para gravidez, no entanto, um dos sintomas da gravidez mais significativo é um ciclo menstrual atrasado ou em falta.

Compreender os sinais e sintomas da gravidez é importante porque cada sintoma pode estar relacionado com algo que não a gravidez. Algumas mulheres experimentam sinais ou sintomas de gravidez, uma semana após a concepção. Para outras mulheres, os sintomas da gravidez podem-se desenvolver ao longo de algumas semanas ou em alguns casos nunca aparecerem.

Abaixo está uma lista de alguns dos sinais e sintomas mais comuns da gravidez e outras causas possíveis para cada um dos sintomas. Se é sexualmente activa e apresenta algum dos seguintes sintomas é importante fazer um teste de gravidez.

Sintomas da Gravidez

Sangramento de implantação:

Cerca de 6-12 dias após a concepção, o embrião implanta-se na parede uterina podendo provocar uma pequena hemorragia (sangramento de implantação) e algumas mulheres experienciam simultaneamente cólicas

Outras causas: a menstruação real, a menstruação alterada, as mudanças na marca ou toma da pílula, infecção ou abrasão proveniente da relação sexual.

Atraso ou alteração na menstruação:

A perda de menstruação ou menstruação atrasada é o sintoma de gravidez mais comum que leva uma mulher a procurar um teste de gravidez, no entanto muitas mulheres podem sangrar enquanto estão grávidas, mas tipicamente o sangramento vai ser mais curto ou mais leve do que na menstruação normal.

Outras causas: o ganho ou perda excessiva de peso, fadiga, stress, problemas hormonais, tensão, deixar de tomar a pílula.

Seios inchados e duros:

Os seios inchados ou duros podem começar a sentir-se em 1-2 semanas após a concepção. Estas mudanças incluem sensibilidade ao toque, dor ou inchaço.

Outras causas: Desequilíbrio hormonal, pílulas anticoncepcionais, tensão pré-menstrual (SPM).

Olfacto mais apurado:

Algumas mulheres ficam com o sentido do olfacto extremamente apurado, podendo até alguns cheiros ser quase intoleráveis, possivelmente devido a um grande aumento no nível de estrogénios no sangue.

Outras causas: Desequilíbrio hormonal, pílulas anticoncepcionais, tensão pré-menstrual (SPM).

Fadiga ou Cansaço:

Sentir-se cansada ou muito fatigada é um sintoma da gravidez, que também pode ter início até a primeira semana após a concepção.

Outras causas: Stress, cansaço, depressão, resfriado ou gripe, ou outras doenças.

Náusea ou Enjôo matinal:

Este sintoma de gravidez é talvez o mais conhecido, aparecendo normalmente entre 2-8 semanas após a concepção. Algumas mulheres não apresentam enjôos matinais de todo, enquanto outras poderão sentir náuseas durante a maior parte de sua gravidez.

Outras causas: intoxicação alimentar, stress, distúrbios do estômago.

Dores de cabeça:

O aumento brusco de hormonas no organismo pode leva-la a ter dores de cabeça no início da gravidez. É um sintoma que ocorre com alguma frequência mas é muito inespecífico

Outras causas: desidratação, síndrome de abstinência de cafeína, síndrome pré-menstrual, problemas oculares, outras doenças que poderão estar na base de dores de cabeça frequentes.

Micção frequente:

Cerca de 6-8 semanas após a concepção, é normal a grávida necessitar de urinar com mais frequência.

Outras causas: infecção do trato urinário, diabetes, aumento da ingestão de líquidos, toma de diuréticos em excesso.

Escurecimento das aréolas:

Se você estiver grávida, a pele em redor dos mamilos pode ficar mais escura.

Outras causas: Desequilíbrio hormonal ou pode ser um efeito residual de uma gravidez anterior.

“Desejos” ou aversão a certos alimentos:

É normal haver certas grávidas que tenham desejos estranhos de comida a diferentes horas do dia, que podem ir de combinações absurdas (tipo gelado com cebola) até coisas mais simples. Também ocorre até talvez com maior frequência a intolerância a alimentos banais. Este tipo de sintoma pode durar a gravidez inteira.

Outras causas: Má alimentação, falta de determinado nutriente, stress, depressão ou síndrome pré-menstrual.

Dores nas costas:

As dores na região lombar podem ser sintomas que ocorrem no início da gravidez, no entanto, é comum ter dores de costas ao longo de toda a gravidez.

Outras causas: Síndrome pré-menstrual, stress, outros problemas nas costas, e ou tensões físicas ou mentais.

Apresenta vários destes sintomas de gravidez?

Se apresenta apenas um destes sintomas provavelmente não está grávida, mas se apresenta vários sintomas o ideal é fazer um teste de gravidez caseiro. Estes testes detectam o nível de hormona gonadotrofina coriónica (HCG) na urina, e devem ser realizados até uma semana após a falha da menstruação e se possível sempre com a primeira urina da manhã. Estes testes não são 100% fiáveis pelo que deverá fazer mais que um teste. De qualquer das formas ao fim de 4 ou 6 semanas pode-se confirmar a gravidez através de um exame físico efectuado por um ginecologista que irá analisar entre outros o engrossamento dos tecidos da vagina e “amolecimento” das paredes uterinas.

Este artigo é apenas informativo. Qualquer dúvida ou questão deverá ser sempre colocada a um profissional qualificado!

11

Sobre o autor:

Criador e coordenador do projecto ProwebPt, tendo como hobbies a internet, fotografia, BTT, geocaching, cinema e música. Se quiser ajudar o site a crescer partilhe-o no Facebook ou Twitter, usando para tal os botões apresentados! Veja também no topo da página a secção Ganhe Dinheiro e comece já hoje a ganhar!

Comentários

  1. ana cristina  Fevereiro 24, 2012

    eu estou com todos esses sitomas
    mais eu ne tenho certeza oque eu faço ??

    responder
  2. MARCELA EVANGELISTA  Março 16, 2012

    OI EU TENHO SO 3 DESTE SINTOMA SERA QUE ESTOU GRAVIDA

    responder
    • Tiago Pimentel  Março 17, 2012

      Marcela, para ter a certeza deverá fazer um teste de gravidez ou consultar um ginecologista.

      responder
  3. lucas  Março 20, 2012

    minha mulher esta com febre e dor de cabeça iso e usitoma

    responder
  4. thayane  Abril 5, 2012

    eu tenho um sintomas dessas,minha mest era veio no ultimi dia 23/02/2012 e nao veio mais sera que posso estar gravida..

    responder
    • Resposta  Abril 16, 2012

      concerteza, mais de um mês atrasada e gravidez na certa. mais faz o exame de só pra vc confirmar

      responder
  5. Nicole  Abril 5, 2012

    esto dando dor de cabeça, to com nausea, meu peito ta doendo principalmente o bico, ea minha mestruaçao mes passado veio no dia 17 veio meio rosa e so fiko 2 dias e esse mes no dia 2 aconteceu a mesma coisa sera que esto gravida? por favor alguem me da uma resposta.

    responder
    • joana  Abril 16, 2012

      mas quamtos dias vc mestriava?

      responder
  6. lyana mara  Abril 22, 2012

    estou com quasi todos esses sitomas fez tambem o testi da agua sanitria ficou alaranjado sera que estou gravida

    responder
  7. lais  Outubro 1, 2012

    estou com a maioria dos sintomas
    dor de cabeca tonturas,ando muito emotiva
    salivo muito,estou cansada,dores lombares,e estou com gripe a mais de uma semana, e tbm estou com meus seios maiores e doendo muito
    gente sera q posso estar gravida
    e tive relacao desprotegida a mais de 2 semanas e ainda nada de vir
    sera ????

    responder
  8. carina  Agosto 19, 2013

    estou com todos os sintomas e nesta ultimo domingo deceu p mim e parou na quarta so q veio mas forte e agora to gripada e quando fasso relaçoes sexuais minha barriga as veses doi…fiz teste d gravides a mais de duas semanas fiz o d sangue e deu negativo…mas sera q posso estar gravida sinto dores na barriga e como. se tivesse um celular vibrando as veses no pe da barriga sera q posso esta graavida to na espera p faser um ultraçao vaginal…deus vai iluminarme e vou estar gravida em nome de jesus bjs fofaz…

    responder

Adicionar um comentário


CommentLuv badge