Benefícios do chá verde – Quais os benefícios do chá verde?

Postado por:

Os benefícios do chá verde são conhecidos já há bastante tempo, apesar de só recentemente se começarem a conhecer a fundo e com provas científicas quais as verdadeiras propriedades que este chá tem para a saúde de quem o consome.

Muito popular entre as civilizações orientais, nomeadamente a China e o Japão, é obtido originalmente da folha do arbusto Camellia sinensis, pelo que se encontrar no mercado outras preparações ou misturas que não contenham única e exclusivamente esta folha não será certamente o chá verde de que vou falar neste artigo. Leia com atenção o texto para saber como tirar o máximo partido de todos os benefícios do chá verde.

Benefícios do chá verde – Porquê chá verde e como se prepara?

Chama-se chá verde porque durante a sua preparação sofre um processo mínimo de oxidação e as folha mantêm a coloração verde original, ao contrário do chá preto (muito mais popular nos países ocidentais) em que o processamento faz com que as folhas adquiram uma coloração muito escura, negra.

Ao contrário da maior parte dos chás, o chá verde deve ser preparado com água quente mas sem ferver e o tempo de infusão não deverá ultrapassar os 3 minutos, porque caso estas duas condições não se verifiquem, as folhas ficarão cozidas e o chá terá um sabor amargo. Esta é a razão pela qual as pessoas que não o preparam convenientemente acabam por não gostar da bebida, não tirando o partido devido dos benefícios do chá verde.

 

Quais os benefícios do chá verde já comprovados científicamente?

  1. Rico em antioxidantes, nomeadamente polifenóis, que ajudam a eliminar radicais livres atrasando o processo de envelhecimento, podendo ser úteis na terapia de vários cancros
  2. Reduz o risco de pedra nos rins
  3. Reduz o risco de aparecimento de cáries dentárias
  4. Pode ajudar no tratamento da halitose (mau hálito)
  5. Melhora a densidade óssea
  6. Melhora os processos cognitivos e pode mesmo atrasar doenças neuro-degenerativas
  7. Pode ajudar a controlar a hipertensão
  8. Ajuda a eliminar o “mau colesterol”
  9. Ajuda a reduzir o peso e a percentagem de massa gorda corporal
  10. Melhora a sensibilidade à insulina e tolerância à glicose em indíviduos jovens saudáveis

 

Quais os benefícios do chá verde não comprovados cientificamente?

  1. Controlo completo de doenças neurodegenaritvas como Parkinson e Alzheimer (só está provado que pode ajudar no controlo, mas não o faz por si só sem mais nenhuma terapêutica)
  2. Tratamento da esclerose múltipla
  3. Cura de vários tipos de cancro (só está provado que pode ter um papel protector e preventivo no aparecimento do cancro)

 

O chá verde é diurético e tem cafeína, se bem que em quantidade 6 a 7 vezes menor que a mesma quantidade de café. Existem também alguns estudos que apontam que o chá verde poderá ajudar a proteger as pessoas de depressão ou sintomas depressivos. Por tudo o que foi dito, será que não está na altura de começar a incluir o chá verde na sua dieta diária?

13

Sobre o autor:

Criador e coordenador do projecto ProwebPt, tendo como hobbies a internet, fotografia, BTT, geocaching, cinema e música. Se quiser ajudar o site a crescer partilhe-o no Facebook ou Twitter, usando para tal os botões apresentados! Veja também no topo da página a secção Ganhe Dinheiro e comece já hoje a ganhar!
  Artigos Relacionados
  • No related posts found.

Comentários

  1. Renato  Janeiro 4, 2016

    Chá verde tem muitos benefícios, bom saber que também ajuda no tratamento da halitose.

    responder
  2. Cláudio  Janeiro 11, 2016

    Conhecia os inúmeros benefícios do chá verde, mas admito que não imaginava que entre eles estava a ajuda no tratamento do mau hálito. Excelente. Parabéns pelo artigo.

    responder
  3. Adriano Cristiano  Janeiro 18, 2016

    O chá verde sempre é bem vindo para quem deseja perder peso. Muitas pessoas que querem emagrecer utilizam o chá verde na sua dieta. Porém o que se tem visto são pessoas que bebem muito chá verde e por esse motivo estão com insonia, dentre outros sintomas.

    responder
  4. Paulo  Janeiro 24, 2016

    Excelente artigo quanta riqueza de informações eu que adoro chás amei saber todos esses
    benefícios , parabéns

    responder
  5. silvana  Janeiro 26, 2016

    Muito bom artigo eu ja sabia O chá verde, trás os benefícios da perda de peso de várias maneiras eficazes – por acelerar o metabolismo e aumentar a saciedade. Mas as demais informações aqui esclarecida são de muitas utilidades as quais não sabia estou muito grata por saber muito mais. Parabéns!

    responder
  6. Paulo  Janeiro 29, 2016

    Olá obrigado pelo artigo não sabia que o chá verde tinha tantos benefícios, principalmente para controla o mau hálito, ouvia falar que somente servia para emagrecer, o que já vi em muitos sites, parabéns.

    responder
  7. Marcos  Fevereiro 4, 2016

    Muito interessante a questão do tratamento da halitose. Ótima matéria!

    responder
  8. Marcos  Fevereiro 4, 2016

    Muito interessante o post!

    responder
  9. rodrigo  Março 6, 2016

    O chá verde e muito bom, tomo direto para desintoxicação e perca de peso, e muito legal saber que também ajuda na halitose, ultimamente venho fazendo algumas coisas para tratar dessa famosa halitose que me incomoda bastante.

    responder
  10. paulo cazar  Março 8, 2016

    Parabens,, nao sabia que o chá verde tinha tantos benefícios…

    responder
  11. José Francisco  Março 15, 2016

    Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam hoje em dia é como cuidar da sua saúde e só em saber que o chá verde pode também ajudar não só quem deseja emagrecer como também quem deseja tratar do mau halito é muito bom.

    responder
  12. esaki  Abril 15, 2016

    Tem mais de vinte anos que tomo o chá verde, ele é ótimo para tudo, principalmente quiema de calorias e baixar o seu colesterol, são vários benefícios.

    responder
  13. Wagner Santos  Abril 26, 2016

    Realmente é muito interessante essa questão do chá verde ajudar no controle da halitose. Tenho relatos de pacientes que fizeram o uso do chá verde e conseguiram eliminar muito o mau hálito.
    Excelente artigo, muito esclarecedor. Parabéns!

    responder

Adicionar um comentário


CommentLuv badge